gerenciando redes sociais

3 de julho de 2022

Como qualquer função de marketing sênior, tornar-se um bom gerente de mídia social precisa de uma ampla gama de habilidades para criar conteúdo social envolvente que converta o maior número possível de seguidores em clientes fiéis.

Se você é um aspirante a gerente de mídia social, mas não sabe por onde começar, este post o ajudará a identificar as habilidades essenciais que você deve aprimorar para uma carreira de sucesso em gerenciamento de mídia social.

O que é um Gerenciador de Mídias Sociais?

Normalmente, um Social Media Manager é a pessoa em uma organização que é confiável para monitorar, executar, filtrar e medir a presença de mídia social de um produto, marca, corporação ou mesmo indivíduo a partir de um Painel SMM.  Confira o painel SMM melhor para gerentes de contas de mídias sociais.

Um gerente de mídia social é muitas vezes chamado de ‘voz da empresa’.” A função também pode ser chamada de ‘Gerente da comunidade’ (embora este título tenha se tornado um pouco desatualizado) ou ‘Gerente de mídia digital e social’. 

O que os gerentes de mídia social fazem?

Os gerentes de mídia social criam e mantêm promoções de marca, informações da empresa e campanhas de marketing para sua empresa em várias redes de mídia social. Use uma lista de verificação de campanha de marketing digital para garantir que seu conteúdo esteja no caminho certo.  

Eles também conhecem as melhores métricas de mídia social para focar e usar ferramentas gratuitas ou pagas e responder a perguntas e comentários de acordo com a voz e as diretrizes da empresa. Os gerentes de mídia social trabalham diariamente para produzir novos conteúdos, inovando constantemente para impulsionar novas ideias e formatos e medindo o desempenho dessas ideias.

Os gerentes de mídia social podem se reportar a um diretor de mídia social (em organizações maiores) ou ao chefe de conteúdo ou marca. Eles trabalham com outros grupos criativos, como marketing e relações públicas, bem como o departamento de vendas, para impulsionar campanhas de geração de leads que a equipe de vendas pode converter em receita. Espera-se que um gerente de mídia social acompanhe as novas tendências, juntamente com as notícias da empresa e do setor.

Uma função sob demanda, as posições de gerente de mídia social normalmente exigem um diploma de bacharel em marketing, relações públicas ou similar. De acordo com a Glassdoor , os gerentes de mídia social ganham um salário médio de mais de US $ 46.000 nos EUA

O papel é rápido e variado envolvendo muitas tarefas no espaço de um dia! Algumas das tarefas que um Social Media Manager pode realizar são:

  • Crie conteúdo para várias plataformas – Quais dicas são usadas para expandir seu alcance no Facebook , não necessariamente funcionarão no Instagram. Veja qual conteúdo funcionará para cada plataforma, por exemplo, vídeo, gif, infográfico, blog etc. 
  • Monitore análises sociais – você precisa verificar quais campanhas estão funcionando (ou não) em todos os canais para que seu tempo e dinheiro sejam direcionados para os lugares certos e para as pessoas certas. 
  • Elabore uma estratégia de rede social – Você pode precisar criar uma campanha do zero para promover uma venda ou um novo produto. 
  • Avalie e comprove o ROI – Defina metas mensuráveis ​​para uma nova campanha em canais relevantes e crie um relatório para acompanhar o desempenho. Use uma calculadora de campanha de mídia social para atingir seus objetivos com o custo certo.  
  • Agende postagens sociais – Cada plataforma tem um tempo ‘ideal’ para postar conteúdo. Agendar com antecedência ajuda a reduzir as cargas de trabalho e garantir que o conteúdo seja postado quando você estiver dormindo, mas seu público não!  
  • Encontre conteúdo relevante com curadoria – Algumas de suas postagens sociais devem refletir eventos mundiais ou desenvolvimentos importantes para seu público. Portanto, faça alguma pesquisa e compartilhe conteúdo de terceiros que ressoe. 
  • Envolva-se com seu público – O objetivo da sua mídia social é criar engajamento. Portanto, responda a quaisquer comentários e lide com as dúvidas dos clientes.
  • Revise e preencha seu calendário de conteúdo – Em um mundo tão acelerado, você precisa planejar seu conteúdo . Preencha seu calendário de mídia social por dias ou até semanas à frente para ficar por dentro das coisas.  

Estes são apenas alguns exemplos de tarefas que você pode precisar fazer. Mas lembre-se, cada dia pode ser diferente, portanto, manter-se atualizado sobre seu calendário de conteúdo e campanhas sociais é crucial para o sucesso online. 

Um curso de mídia social online pode orientá-lo na direção certa e ajudá-lo a adquirir habilidades avançadas para ser promovido a gerente!

social media
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7 habilidades que você precisa para ser um ótimo gerente de mídia social

Agora que você sabe o que envolve o papel de um Social Media Manager, aqui estão algumas das habilidades que você precisa para fazer o seu melhor nessa função.

1. Escrita

Os gerentes de mídia social escrevem muito, às vezes mais de uma dúzia de postagens por dia. Além disso, cada rede social requer um estilo de escrita ligeiramente diferente. O Linkedin, por exemplo, exige um tom mais profissional , enquanto o Facebook é mais leve e divertido. O conhecimento de SEO copywriting também é muito útil para conhecer. (Mais sobre isso depois!)

Você deve ser capaz de criar mensagens que sejam rapidamente compreendidas pelo público da sua marca e promovam um sentimento positivo. Em essência, por meio da escrita, o Social Media Manager deve aprimorar sua marca e se tornar ‘a voz’ da empresa. Alguns tipos importantes de escrita incluem:

  • Redação de títulos curta e eficaz
  • Apresentações envolventes
  • Legendas de vídeo e imagem
  • Texto estruturado para facilitar a leitura (porque os consumidores vão ler e escancear legendas, marcadores e numeração são fundamentais!)

2. Pesquisa

Os gerentes de mídia social devem manter-se atualizados com o mundo em constante mudança das mídias sociais e digitais. Isso inclui novas ferramentas de medição/análise, tendências da indústria e do mundo e rastreamento do que seus concorrentes estão fazendo, mesmo diariamente. 

Grandes gerentes de mídia social configuram Alertas do Google sobre tópicos populares e usam ferramentas como Feedly , Ahrefs e BuzzSumo para acompanhar o conteúdo de tendências. A barra lateral do Twitter Trends e a guia ‘Discover’ do TikTok são úteis, enquanto a pesquisa de hashtag também pode ajudar.

3. Conhecimento de SEO

SEO fundo madeira
SEO fundo madeira

Embora o SEO seja frequentemente considerado um departamento separado dentro das organizações, esse modo de pensar está desaparecendo, pois o SEO se tornou parte integrante do marketing de conteúdo e das mídias sociais. 

Na verdade, o SEO pode ter um grande impacto no seu conteúdo de mídia social. Um bom gerente de mídia social sabe disso e se esforça para escrever uma cópia otimizada para SEO nas redes sociais. Quando você adota o SEO como parte de sua estratégia, pode atrair um público maior com interesse em seus produtos ou serviços, levando a mais clientes em potencial. 

Ao pensar em combinar SEO e mídia social, faça a si mesmo as seguintes perguntas:

  • Você entende a conexão entre a exposição nas mídias sociais e o aumento dos rankings nas SERPs?
  • Você entende palavras-chave de cauda longa e cauda curta para otimização de SEO? Use este infográfico para descobrir as 5 etapas da pesquisa de palavras-chave. 
  • Como você promoverá o conteúdo do seu blog nas mídias sociais?
  • Você sabe que tipo de conteúdo se presta a melhorar o SEO?
  • Você sabe como direcionar o tráfego para o site da sua empresa afeta a receita?

4. Especialização em Mídias Sociais

Pode parecer óbvio, mas um gerente de mídia social precisa ter grandes habilidades de mídia social! Embora isso possa ser aprendido ao longo do tempo por meio de pesquisa e experimentação, se você pretende conseguir um emprego em uma grande empresa, precisará de alguns anos de experiência. 

O tipo de conhecimento que você precisará para superar seus concorrentes inclui:

  • Saber que tipo de conteúdo funciona melhor em qual plataforma
  • Compreender os diferentes dias, horários e dias que funcionam melhor em cada plataforma 
  • Entendendo como otimizar o conteúdo específico da plataforma
  • Conhecimento de análise e desempenho de mídia social 
  • Capacidade de envolver um público por meio de postagens sociais usando as melhores ferramentas gratuitas de escuta do público no mercado

O gráfico abaixo mostra os tipos de conteúdo que os profissionais de marketing acreditam serem os mais valiosos para atingir seus objetivos nas mídias sociais. 

5. Atendimento ao Cliente 

Quando 47% dos clientes preferem marcas que oferecem um forte atendimento ao cliente de mídia social , os gerentes de mídia social precisam garantir que eles tenham as habilidades necessárias. 

Os clientes geralmente procuram contas de mídia social para ajudar a responder perguntas sobre produtos e serviços e, se ninguém estiver lá para responder a essas perguntas (mesmo à noite e nos finais de semana!), suas impressões sobre essa marca provavelmente azedarão. Um gerente de mídia social bem-sucedido entende que sua presença na mídia social é o rosto e a voz da sua marca online. Então, tudo o que eles dizem ou fazem nas plataformas sociais é uma representação da marca. 

Aqui estão algumas estatísticas sobre a importância do atendimento ao cliente e das mídias sociais. Os destaques incluem:

  • 70% das pessoas esperam enviar mais mensagens às empresas no futuro para consultas de atendimento ao cliente 
  • As interações digitais de atendimento ao cliente aumentarão 40% em 2021.
  • 60% dos internautas dizem que o mau atendimento ao cliente é uma preocupação na hora de fazer uma compra online.

Embora o papel do Social Media Manager seja frequentemente definido como das 9 às 5, os indivíduos devem estar disponíveis para responder a comentários e perguntas a qualquer momento. A maioria dos gerentes de mídia social acessa as contas da empresa em seus dispositivos móveis para que possam responder quando necessário. 

Se não houver ninguém para assumir as mídias sociais enquanto você estiver de férias ou doente, ainda poderá estar no gancho – mesmo quando agendar postagens com antecedência.

6. Inteligência Visual

Embora grande parte do conteúdo que você colocará nas mídias sociais seja escrito, o conteúdo visual também é crucial. O vídeo ou foto certo pode ser compartilhado centenas ou até milhares de vezes, e você precisa entender como criar conteúdo de mídia social específico da plataforma. 

Leia também: Biografia para Instagram o básico para uma boa bio

É valioso para os gerentes de mídia social ter um conhecimento de design para criar gráficos visualmente atraentes para complementar suas postagens. Conheça seu meme pode ser útil para acompanhar o desenvolvimento diário de novos memes (se apropriado para sua empresa).

O vídeo também é um componente essencial da sua estratégia de mídia social, portanto, se você puder adquirir habilidades nessa área, será extremamente útil. Como explica a Hootsuite, um bom gerente de mídia social “conhecerá um ótimo vídeo quando o assistir e, o mais importante, terá uma compreensão firme das tendências de vídeo social e como elas se encaixam em cada rede principal”.

Com a ascensão meteórica de plataformas visuais como Instagram e TikTok, a qualidade de seus vídeos é extremamente importante. Certifique-se de usar as mídias sociais para contar histórias para falar com seu público ao lado de uma mensagem clara e concisa sobre sua marca. 

7. Seja adaptável

A flexibilidade é importante em qualquer função de marketing, mas ainda mais no gerenciamento de mídia social. O cenário da mídia social se move tão rapidamente que ser adaptável é uma necessidade absoluta. 

Não é suficiente poder agendar postagens. Você deve ser capaz de experimentar novos recursos e mudar as coisas com base nas tendências e nos testes e análises contínuos que você deve executar em suas postagens. 

Depois de ter as análises à sua frente, você também precisa de flexibilidade para experimentar coisas novas para fazer com que sua mídia social funcione melhor para você. O teste A/B (escrever postagens de várias maneiras, com imagens diferentes) pode ajudá-lo a determinar rapidamente quais tipos de imagens e cópias funcionam para sua empresa – e quais não são. Use este guia para iniciantes para testes A/B para otimizar sua abordagem. 

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