SEO fundo madeira

12 de abril de 2022

Otimização de sites torna seu site mais do que apenas um cartão de visita na web. Para os visitantes do seu site, é, por assim dizer, a filial virtual da sua empresa. Ela deve ser capaz de dar a “primeira impressão” certa, porque geralmente é o primeiro ponto de contato na jornada do cliente de seus clientes em potencial.

Otimização de sites para B2B

Funcionários e colegas que se concentram em canais de vendas clássicos muitas vezes subestimam a influência que o site tem no sucesso da empresa. Para que você possa otimizar seu site com sucesso, resumi minhas recomendações de 20 anos de prática neste artigo.

Os pontos que se seguem destinam-se em particular a recomendações para empresas B2B que vêem o seu website como um meio de representação e informação e pretendem promover a sua imagem corporativa e fornecer aos interessados ​​informação aprofundada e geradora de confiança .

Verificação do site: Oito pontos para ajudar você a causar uma boa impressão na Internet:

1. Leve sua mensagem direto ao ponto

Descreva de forma breve, clara e concisa o que sua empresa faz para uma boa Otimização de sites. Agora, isso parece muito óbvio, mas algumas empresas não têm uma proposta de valor clara em seu site. É essencial, principalmente na área B2B, transmitir a mensagem da sua empresa ao usuário. Porque muitos produtos e serviços são complexos e não podem ser compreendidos intuitivamente. Reduza essa complexidade chegando rapidamente ao cerne do que você quer dizer ao visitante. Sua mensagem deve:

  • seja individual (não use linguagem genérica da indústria e prefira falar a sua própria)
  • ser orientado para a solução (por isso é importante definir o seu grupo-alvo – porque só assim você saberá quais problemas precisam ser resolvidos)
  • se destaque da concorrência (dica: evite muitos substantivos e fale mais com verbos – parece mais ativo e autêntico)

»Com nossos clientes de biotecnologia, muitas vezes são áreas de assunto e produtos muito complexos que exigem explicação que são apresentados no site. Há uma implementação bem-sucedida para nosso cliente de biotecnologia c-LEcta«

biotecnologia

2. Ofereça conteúdo real

Claro, todo site tem texto. Afinal, não há outra maneira. Mas não é isso que quero dizer. Se apenas preenchermos o sistema de gerenciamento de conteúdo com os textos ou minuciosamente falarmos sobre as atividades da empresa, isso não atrairá um cachorro para fora do forno. As pessoas querem ver conteúdos que lhes ofereçam o tão elogiado valor agregado. Você busca respostas para suas dúvidas e soluções para seus problemas – também e principalmente na área B2B.

Há uma grande oportunidade em oferecer ao seu grupo-alvo exatamente as informações que são relevantes para eles durante o processo de pesquisa. Ao fornecer conteúdo útil e relevante a clientes em potencial, você os ajuda a tomar uma boa decisão . Você se posiciona como competente, cooperativo e prestativo. Essa abordagem centrada nas necessidades é uma das regras básicas do inbound marketing. O foco está consistentemente nas preferências e interesses dos clientes – e isso compensa. Se você quiser saber mais sobre marketing útil, recomendo este artigo: Quanto tempo leva para construir um site?

3. Criar orientação

O visitante ideal, pode-se pensar, entra obedientemente no site pela página inicial. Lá ele vê o que pensamos para ele e navega logicamente pelo menu. Infelizmente, o visitante ideal não existe. Os usuários geralmente acessam seu site por meio de links específicos que não levam à página inicial. E então eles não clicam nas subpáginas de A a Z, mas dependendo da questão atual e do interesse. Muitas vezes para ter links eternos de qualidade, sites costuma comprar backlinks com agências de vendem esse tipo de serviço

Portanto, é essencial projetar cuidadosamente a arquitetura de informação da página inicial . Por exemplo, um visitante deve saber onde está na página o tempo todo. O menu de navegação deve ser acessível de qualquer lugar para que os usuários possam clicar no conteúdo desejado sem precisar procurá-lo. Falando em conteúdo, coloque todas as informações de uma forma que seja fácil de entender. Títulos e subtítulos são ajudantes ideais.

4. Projeto de valor

Infelizmente, muitos sites B2B parecem que os próprios engenheiros fizeram o design. Mude isso! Um bom web design não só parece ótimo, mas também faz muito quando se trata de construir confiança. Muitas vezes é assim: o design foi ajustado várias vezes ao longo dos anos, o aparafusamento foi feito em todos os cantos possíveis, o manual de design (se houver) está empoeirado em uma gaveta. Você provavelmente terminará com um site bastante aventureiro, mas certamente não um que suporte a marca e represente uma imagem corporativa clara e consistente.

É por isso que o design é um aspecto fundamental de qualquer site B2B. Ele pega o visitante, transmite a personalidade corporativa, orienta e explica.

5. Oferecer condições técnicas perfeitas

Nada é mais irritante do que longos tempos de carregamento e péssimo para a Otimização de sites. Se os usuários tiverem que esperar pelo design e pelo conteúdo, a taxa de rejeição aumentará drasticamente. O Google também presta atenção à velocidade como critério de qualidade; Portanto, com tempos de carregamento rápidos, você também melhora sua classificação nos mecanismos de pesquisa.

Além disso, o design responsivo agora é uma coisa natural. Seus clientes em potencial acessam seu site por meio de uma ampla variedade de navegadores e dispositivos. Portanto, você deve garantir que todo o conteúdo seja exibido corretamente em todos os dispositivos. A navegação móvel, em particular, está se tornando cada vez mais importante, também no setor B2B . Se uma consulta de pesquisa for iniciada a partir de um dispositivo móvel, o Google ainda dá preferência a páginas otimizadas para dispositivos móveis nos resultados da pesquisa. O design responsivo é tão adequado para exibir seu site para smartphones quanto soluções móveis independentes.

6. Apertar a mão do usuário

Existem três ferramentas valiosas que você pode usar para direcionar seus clientes em potencial e ajudá-los a dar os próximos passos para fazer contato:

Chamada para ação:

Se você quiser que os visitantes do site tomem uma ação em vez de apenas olhar para o conteúdo, você pode facilitar para eles com um call to action. Botões e links direcionados são usados ​​para acionar ações como downloads. CTAs atraentes ajudam você a gerar leads.

Páginas de destino:

Idealmente, uma vez que um cliente em potencial tenha clicado na chamada para ação, ele terminará em uma página de destino. Lá você tem espaço suficiente para explicar a oferta com mais detalhes. Você pode enfatizar as vantagens e incluir mais links. Resumindo: você apoia seu cliente no processo de tomada de decisão.

Forma:

Com a ajuda de formulários, seus clientes em potencial fornecem as primeiras informações sobre si mesmos. Quais informações são essas dependem do design do formulário de contato, mas também dos costumes do seu setor e de alguns outros fatores. Quando o visitante envia suas informações, ele se torna um lead. As vendas podem usar essas informações posteriormente para outras medidas.

7. Use a estratégia certa

Todo site de negócios deve fazer parte de uma estratégia digital personalizada adequada para Otimização de sites. Para configurar isso, o marketing deve saber exatamente como é o grupo-alvo e o que eles querem. Já não é suficiente colocar anúncios em revistas especializadas ou confiar apenas em anúncios de emprego ao recrutar. Quanto mais precisamente você souber como é a jornada do cliente de seus clientes e prospects, mais precisamente poderá oferecer as informações certas no momento certo.

Mas cuidado: uma estratégia digital nunca termina no sentido de que você a cria uma vez e depois não pensa mais nela. Deve ser verificado e ajustado repetidamente, porque as necessidades das partes interessadas mudam, assim como as normas técnicas.

8. Forneça suas informações de contato

Uma piada no final? Não, de jeito nenhum. Muitos sites B2B ocultam suas informações de contato em lugares bastante incomuns. Isso é muito irritante para o futuro, mas também para clientes e candidatos existentes. Os usuários podem até clicar em frustração se não conseguirem encontrar o número de telefone ou o endereço de e-mail de que precisam.

Portanto, certifique-se de colocar todas as informações sobre o contato de forma clara e completa. Um endereço de e-mail é essencial, mas um número de telefone também é um serviço útil, pois muitas pessoas preferem uma ligação rápida. Se você também inserir seu endereço postal (talvez até com uma seção de mapa via Google Maps), ele parecerá sério e acessível.

Conclusão

Existem alguns elementos obrigatórios que não devem faltar em nenhuma página da empresa para uma boa Otimização de sites. Vale a pena considerar este componente para o próximo relançamento do site . Dependendo do setor e do produto, você pode integrar módulos adicionais para aumentar ainda mais o desempenho do seu site. 

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