tiktok para empresas

6 de julho de 2022

Como usar o marketing do TikTok para negócios? É provável que você já tenha ouvido falar do TikTok, a popular plataforma de compartilhamento de vídeos onde você pode encontrar animais fofos fazendo coisas fofas, assistir pessoas aperfeiçoarem a dança mais recente, assistir cantores talentosos serem descobertos e tudo mais.

A publicidade nas mídias sociais está em constante evolução com algoritmos em constante mudança e novas estratégias que vão além daquela compra de seguidores Tiktok necessárias para alcançar e maximizar seu público. Em particular, os vídeos têm apresentado tendência de alta recentemente.

O consumo de vídeo aumentou continuamente nos últimos anos, com 84% dos usuários de internet nos Estados Unidos acessando conteúdo de vídeo digital em seus dispositivos, segundo a Statista.

Segundo a Forbes , os espectadores retêm 95% de uma mensagem ao consumi-la por meio de vídeo, em comparação com 10% de uma mensagem ao lê-la.

Isso significa que o conteúdo de vídeo é muito mais eficaz para transmitir sua mensagem aos consumidores.

Com isso em mente, vamos explorar como você pode usar o TikTok de forma eficaz para seus negócios.

O que é marketing do TikTok para negócios?

O marketing do TikTok para negócios está mudando seu foco de marketing digital para o TikTok para ajudar a divulgar sua marca.

O TikTok para empresas é ótimo para criar e interagir com o público enquanto exibe seus produtos e serviços.

A melhor parte de usar o TikTok para negócios é que você pode disfarçar seus esforços de publicidade como vídeos interessantes e envolventes, o que pode levar a mais engajamento com pouco ou nenhum gasto com anúncios.

Sem mencionar que muitos dos usuários do TikTok estão na faixa etária de 20 a 39 anos , portanto, se você estiver segmentando um grupo demográfico mais jovem, certamente os alcançará na plataforma.

Por que sua empresa deve usar o marketing do TikTok para negócios

Com uma base de usuários tão grande ( 1 bilhão de pessoas – mais de 20% da população mundial), o TikTok vê um tráfego excepcionalmente alto a cada dia, tornando-o um ótimo recurso para direcionar os consumidores.

Além disso, o TikTok tem algumas das maiores taxas de engajamento nas plataformas de mídia social.

Com a nova geração de jovens representando quase 50% da base total de usuários do aplicativo, o TikTok é a nova plataforma de mídia social para atingir um grande público. É também um sinal do que está por vir; como observamos anteriormente, o marketing digital é um espaço em constante evolução que você precisa estar no topo para se manter relevante.

Vendo o grande número de usuários que o TikTok acumulou em apenas alguns anos e a popularidade que ganhou entre grande parte da população mundial, o marketing de vídeo é uma mudança que sua empresa deve fazer para capitalizar esses públicos.

Os benefícios de usar o TikTok para negócios

Usar o TikTok como parte de sua estratégia de marketing é uma ótima ideia por vários motivos. Vamos decompô-los aqui:

EXPOSIÇÃO E VIRALIDADE

O TikTok pode tornar um único vídeo viral em questão de horas ou dias.

Apoiar um ótimo conteúdo com uma combinação de hashtags relevantes e efeitos envolventes pode fazer com que um único vídeo no Tiktok circule nas páginas ‘Para você’ de centenas de milhares de usuários.

Se o seu vídeo se torna ou não viral, usar hashtags e seguir pessoas semelhantes permite que o algoritmo o categorize em uma determinada ‘seção’ do TikTok, onde os vídeos são mostrados às pessoas com base em seus interesses.

O TikTok permite que você se envolva com novos públicos que normalmente não estão em outros canais de mídia social. É importante entender o nicho da sua marca para segmentar adequadamente seu público, tanto no TikTok quanto em outros canais de mídia social.

TRÁFEGO ORGÂNICO

Com o grande número de pessoas que usam o TikTok agora na casa dos bilhões, a exposição a novos públicos e a perspectiva de viralidade, o TikTok é uma fonte fantástica de tráfego orgânico substancial.

COLABORAÇÃO

Você pode ‘Costurar’ um vídeo existente , adicionando seu vídeo a ele em um formato lado a lado. Esta é uma ótima maneira de colaborar com os outros.

O recurso ‘Dueto’ é semelhante, mas o vídeo original será reproduzido ao lado do seu. Os vídeos do TikTok que envolvem canto e dança são populares entre o recurso Duet, mas você pode ser criativo ao usá-lo para o seu negócio.

Por exemplo, você pode encontrar um vídeo em que alguém reage com espanto a algo. Seu vídeo lado a lado pode mostrar recursos de um produto que você está vendendo.

Há também um Creator Marketplace para as empresas encontrarem criadores para fazer parceria. Usar usuários populares do TikTok para promover seu produto em um contrato de marketing de influenciadores pode ser ótimo para seus negócios.

Tipos de anúncios em vídeo no TikTok

O TikTok oferece uma variedade de anúncios que você pode usar em sua plataforma:

ANÚNCIOS DO TOPVIEW

Os anúncios TopView da plataforma são anunciados como um formato de vídeo que chama a atenção, envolve e é eficaz, com até 60 segundos disponíveis. De acordo com um estudo de 2021 , os anúncios TopView no TikTok atraem até 71% da atenção dos usuários.

Também ótimo para o reconhecimento da marca ou uma oportunidade rápida para levar os usuários a comprar um produto, os anúncios do TopView aparecerão como uma postagem no feed após 3 segundos.

Leia também: Prós de comprar curtidas, visualizações e seguidores do TikTok

ANÚNCIOS NO FEED

Os anúncios no feed, ou anúncios nativos para marketing do TikTok, funcionam de maneira semelhante ao Facebook e ao Google. De acordo com o Influencer Marketing Hub , as empresas precisam concorrer a um local para exibir seu anúncio aos usuários-alvo.

Esse anúncio em vídeo de 9 a 15 segundos pode ter som, que geralmente tem melhor desempenho de acordo com a plataforma de compartilhamento de vídeo, e suporta call-to-actions para incentivar os clientes a saber mais ou comprar seu produto.

AQUISIÇÃO DE MARCA

Assim como os anúncios TopView, os takeovers de marca aparecem assim que o aplicativo é aberto, assumindo a tela antes de mudar para um anúncio de vídeo in-feed.

Esse tipo de anúncio é exibido na parte superior da página “Para você” de um usuário, garantindo essencialmente o reconhecimento da marca e permitindo que você apresente sua marca a novos consumidores de maneira criativa.

DESAFIO DE HASHTAG DE MARCA

Para incentivar os usuários a se envolverem com sua marca, você pode criar uma hashtag de marca para ajudar os usuários a encontrar o conteúdo em que estão interessados ​​ou participar de discussões específicas.

Com hashtags de marca, você pode aproveitar o poder de uma tendência associada à hashtag que você criou para representar sua empresa, produto ou serviço.

EFEITOS DE MARCA

O uso de efeitos de marca no TikTok permite criar um filtro exclusivo no aplicativo, que dura até 10 dias. Esse filtro funciona como uma ferramenta de engajamento, incentivando as pessoas que seguem você a usar o filtro.

Os anúncios do TikTok variam de preço e podem ser bastante caros, por isso é importante observar qual tipo de anúncio é adequado para sua empresa, campanha e público-alvo antes de implementá-lo.

Como criar uma conta comercial do TikTok

Pronto para criar sua conta comercial do TikTok e começar a alcançar um público totalmente novo? Aqui está como fazê-lo:

  1. Baixe o aplicativo na Apple ou Android
  2. Comece criando uma conta pessoal
  3. Navegue até seu perfil
  4. Clique nos três pontos no canto superior direito
  5. Toque em “Gerenciar conta”
  6. Em “Controle de conta”, selecione “Mudar para conta Pro”
  7. Escolha “Negócios”
  8. Selecione a categoria que melhor corresponde ao seu negócio

Hora de criar ótimos conteúdos

Agora que você está configurado no TikTok com uma conta comercial, é hora de continuar criando ótimos conteúdos que seus espectadores vão gostar.

Um criador de vídeos ajudará você a criar vídeos com facilidade que atrairão novos espectadores e envolverão seus seguidores.

Lembre-se de liderar com uma estratégia de conteúdo forte que seja consistente e benéfica para o seu negócio. Nos vemos no TikTok!