13 de setembro de 2022
Uma das estratégias de divulgação de uma marca e captação de novos clientes no ambiente digital se dá por meio do envio de E-mail Marketing.
Muitas pessoas, ao criarem uma estratégia de comunicação, investem somente em redes sociais e sites e se esquecem do poder dessa ferramenta.
Diante disso, neste artigo apresentaremos a estratégia do email marketing, assim como os motivos pelos quais sua empresa deve investir nesse segmento. Acompanhe os detalhes a seguir!
Por que você deve investir em email marketing?
Existem vários motivos pelos quais você deve investir em email marketing, e listamos os principais abaixo:
- Amplia o alcance de forma direcionada;
- Reforça a autoridade da marca;
- Possibilita a segmentação do conteúdo;
- Permite nutrir os leads (clientes em potencial);
- Possibilita personalizar o conteúdo para o cliente;
- Automatiza as ações e otimiza os resultados.
As empresas vão para o ambiente digital porque querem aumentar o seu alcance, assim como se engajar cada vez mais no mercado.
Por isso, o email marketing é importante para que essas pessoas sejam atraídas ao seu negócio, gerando engajamento e visibilidade.
Por meio da produção de um conteúdo específico, é possível também segmentar o público que receberá a mensagem, a partir do entendimento da jornada de compra do consumidor.
Uma das fases, inclusive, se direciona para a nutrição de leads, que são os clientes em potencial da sua empresa.
Outro destaque positivo para quem investe em email marketing é a chance de personalizar o conteúdo, o que faz com que a experiência do cliente seja ainda melhor, assim como permite processos de automação.
Quando falamos sobre automação, nos referimos a ação de programar o envio de conteúdo, em um determinado dia da semana, assim como em um horário específico.
Com a automação, também é possível mensurar os resultados e entender como está o andamento da sua campanha no ambiente digital.
É importante ressaltar que por meio do email marketing sua empresa consegue fidelizar os clientes de forma mais fácil, manter um bom relacionamento no contato do pós-venda e ainda, servir como uma excelente ferramenta de vendas.
Os 5 P’s do marketing
Com o passar dos anos, o marketing foi se desenvolvendo, sobretudo, quando falamos acerca da era digital.
Esse desenvolvimento promoveu o surgimento de novas estratégias e produtos, inclusive, o email marketing, que falamos neste artigo.
Mas, você sabia que o email marketing pode ser utilizado para que sua empresa consiga atingir os 5 Ps do marketing? Entenda como!
Quando falamos sobre os 5 ps nos referimos ao preço, produto, praça, promoção e pessoas.
No caso de entender o produto, temos o que é vendido ou comercializado para os clientes, ou seja, o que o consumidor irá obter tendo contato com sua empresa.
Para o produto é necessário atribuir preço, ou seja, entender o que será cobrado em troca. Esse valor precisa cobrir os seus investimentos, custos fixos, o pagamento de fornecedores, assim como de funcionários.
A praça diz respeito ao seu canal de vendas, ou seja, onde seu produto será comercializado e o email marketing pode ser um desses canais, já que ele contribui para a nutrição de leads.
O email marketing também participa do processo de nutrição, que ocorre quando sua empresa decide divulgar os produtos.
Nesse momento, várias ações podem ocorrer, como é o caso de promover estratégias nas redes sociais, fazer anúncios na tv e rádio ou até mesmo, direcionar uma campanha com o uso do email marketing.
Todas essas ações também são focadas em pessoas, ou seja, o cliente não é visto somente do ponto de vender algo, mas sim, de criar uma relação.
O foco das empresas não deve ser somente vender um produto ao cliente, mas ter um bom relacionamento no período posterior. O email marketing também pode ser utilizado desse ponto estratégico.
Dicas para produzir um bom email marketing
Para produzir um email marketing que tenha qualidade, a recomendação é segmentar o público e buscar entender a fase da jornada de compra do consumidor. Somente assim é possível produzir um material que tenha qualidade.
Do ponto de vista técnico, a personalização do conteúdo é importante, assim como planejar essa comunicação com algo que de fato chame a atenção do cliente.
Além disso, é importante que seu email não fique muito longo e que você saiba utilizar as estratégias de forma correta para acabar não enviando um spam.
Texto originalmente desenvolvido pela equipe Ideal Marketing, plataforma e blog que sua empresa precisa para gerenciar e entender muito mais sobre marketing em um só lugar.