no e-commerce, apenas um anunciante ou marca apresenta suas ofertas aos consumidores, no marketplace

2 de março de 2022

Hey, você sabia que integrar sua loja virtual a um marketplace pode ser uma grande estratégia de negócio?

É isso mesmo! Se você está em busca de melhores lucros e até fortalecimento da marca, os canais coletivos oferecem vantagens significativas, desde que sejam bem direcionadas dentro do planejamento do negócio.

Para entender melhor quais são e como elas podem agregar a sua jornada como empreendedor e-commerce, acompanhe nosso artigo até o fim. 

Qual é a diferença entre loja virtual e marketplace? 

Enquanto no e-commerce, apenas um anunciante ou marca apresenta suas ofertas aos consumidores, no marketplace, o espaço é concedido para ser compartilhado por diversos lojistas.

Numa comparação mais prática, um marketplace funciona como o shopping center, em que os vendedores competem “lado a lado” com seus produtos, só que estando associada a uma grande marca. Alguns exemplos são Mercado Livre, Americanas.com, Amazon, Magalu, Shopee, entre outros. 

Qual é a diferença entre loja virtual e marketplace


Além disso, com o estoque descentralizado sendo mantido por diferentes vendedores, os marketplaces não necessitam de grandes espaços para armazenar mercadorias. Ou seja, dessa forma ele é possível oferece uma maior variedade de produtos 

Preços loja virtual x preços marketplace 

Para vender em marketplaces, dê preferência a valores mais competitivos, visto que a concorrência é grande nessas plataformas. Considerando a porcentagem cobrada e a disputa para conquistar novos clientes, mercadorias adquiridas com um bom custo, geralmente por ser em grande volume, podem ter maior sucesso em canais compartilhados.

Logo, a concorrência se justifica, pois chama a atenção para seu negócio e as taxas do marketplace não pesam no lucro obtido. Na loja virtual, por sua vez, os valores podem ser menores, visto que não são influenciados por porcentagens extras.

Para destacar ainda mais as ofertas da sua loja virtual, é possível disponibilizar cupons de desconto, frete grátis e promoções de compre e ganhe. Essas técnicas são importantes para converter ainda mais vendas e fidelizar os clientes.

Quais as vantagens de integrar e-commerce e marketplace?

Ao integrar sua loja virtual a um marketplace, as tarefas administrativas e o atendimento ao cliente são simplificadas, pois podem ser feitas em um mesmo lugar.

Além disso, as ofertas de ambos os canais ficam vinculadas, ou seja, o cliente tem acesso aos produtos disponíveis no marketplace mesmo que esteja na loja virtual.

1 Aumento das vendas 

Com um investimento pesado em divulgação, as grandes marcas do varejo possuem um grande alcance entre os consumidores. Considerando, ainda, a experiência com mídia, suas estratégias tendem a ser certeiras, captando um público pronto para a compra.

Comparadas aos marketplaces, as lojas virtuais alcançam um número menor de pessoas através de anúncios, devido às restrições de investimento e a escolha de público baseado em localização e interesses.

Ao divulgar os canais compartilhados de vendas, o alcance da oferta cresce, assim como suas oportunidades de vendas. 

2 Conquista de novos clientes

Os clientes se sentem seguros para comprar em uma loja virtual que possui ofertas vinculadas à imagem de marcas conhecidas.

Essa técnica auxilia a conquistar a confiança do consumidor numa primeira compra. Se a experiência for boa, ele pode se interessar mais sobre a sua marca e demais ofertas, mesmo que exclusivas do e-commerce.

Porém, manter uma boa reputação nas vendas online não é nada fácil. Principalmente, quando sua intenção é impressionar positivamente quem nunca comprou seus produtos. Sabendo disso, atente-se aos prazos de entrega, a qualidade da sua oferta e a satisfação dos clientes.

3 Gestão mais organizada 

Se sua preocupação é com a gestão do seu negócio, integrar sua loja virtual a um marketplace não deixará sua vida mais difícil.

Com ela, é possível controlar seu negócio por meio da sua loja virtual. Monitore estoque, vendas, finanças e demais informações, fortalecendo os canais de venda e simplificando seu trabalho.

Ao centralizar as ações, menos esforços serão gastos para manter as vendas funcionando em ordem. Assim, você consegue focar em pontos mais estratégicos do negócios, como melhorias no atendimento, produção de conteúdo e campanhas de marketing. 

Como integrar as vendas do e-commerce e do marketplace?

Para começar a vender os produtos da sua loja virtual também em marketplaces, é preciso verificar as disponibilidades de integração da plataforma e-commerce usada. Aqui, na Dooca, essa integração pode ser feita por meio de um hub de marketplace.

Com ele, você pode estar em vários canais coletivos de venda ao mesmo tempo, centralizando a organização dos anúncios. Ou seja, não precisa ficar entrando em lugares diferentes para atualizar informações ou produtos, o que também diminui erros. 

Como integrar as vendas

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