Marketing online

2 de setembro de 2021

Como transformar estranhos em clientes – a jornada do cliente no marketing online

Ao iniciar seu marketing online para trabalhadores autônomos, você se depara com uma longa lista de tarefas pendentes. Não são apenas o básico, como um bom site ou a entrada do Google Meu Negócio, que estão esperando por você. O marketing online para trabalhadores autônomos é muito mais do que isso . Muito mais. 

Os usuários que estão online não querem mais ser bombardeados com publicidade . Eles querem aprender , trocar ideias , se divertir e se emocionar . E são exatamente essas necessidades que você pode atender para chamar a atenção de seus clientes em potencial para você e para fazer um bom marketing online para trabalhadores autônomos.

Para isso, é importante conhecer a jornada do cliente, a chamada jornada do cliente . Neste artigo, você aprenderá como integrar a fórmula AIDA PLUS na jornada do cliente e por que não precisa de uma ligação fria para ela. E sim, acabei de adicionar o sinal de adição de uma maneira descarada. Porque um passo muito decisivo não deve faltar aqui. Você logo descobrirá qual é.

A definição da jornada do cliente

A Wikipedia define a jornada do cliente no marketing da seguinte maneira:

“… descreve os ciclos individuais pelos quais um cliente passa antes de decidir comprar um produto.”

É importante saber que nem sempre tem que ser sobre os pontos de contato diretos com você e sua marca (por exemplo, postagens em mídias sociais, anúncios, artigos de blog), mas também é possível indiretamente (por meio de recomendações, grupos do Facebook, trocas com colegas etc. )

Antes mesmo de os clientes em potencial considerarem a compra de seu produto, eles devem primeiro perceber que precisam do seu produto / serviço ou conselho. 

Não existe uma definição uniforme dos pontos exatos da jornada do cliente.

Como um empreendedor solo, você pode basicamente usar a fórmula AIDA testada e comprovada como um guia . Ao mesmo tempo, porém, a jornada do cliente mudou de tal forma que pode haver estágios muito diferentes na fórmula AIDA . Não quero esconder essa fórmula de você, porque pode ser muito útil , especialmente no início . 

Para que possa adaptá- lo da melhor forma possível ao marketing online para trabalhadores autônomos , adicionei o meu “PLUS” pessoal à fórmula AIDA. Neste caso, o PLUS representa o ventilador de potência . Isso completa a jornada do seu cliente.

A fórmula AIDA para viagens do cliente

Vamos começar com a fórmula e por quais etapas seu cliente potencial passa.

A (atenção) = atenção

Seu cliente potencial vai notar você.
Por

  • uma postagem de mídia social
  • por meio de anúncios no Facebook & Co.
  • por meio de conversas com colegas etc.

Nesta etapa, seu cliente sabe que você e sua empresa existem.

Esta primeira etapa pode acontecer completamente do nada (por exemplo, por meio de anúncios, conversas, grupos do Facebook, etc.) ou ativamente pesquisando no Google ou Pinterest.

Você chama a atenção por meio do seu conteúdo. E todo o seu conteúdo, como site, Instagram, Facebook, artigos de blog, etc.

Qualquer conteúdo disponível gratuitamente na internet.

I (Interest) = Interesse

O cliente começa por você e sua marca se interessar . Porque você oferece bons conteúdos e soluções.

Você pode fazer isso em canais completamente diferentes:

  • Instagram
  • Facebook
  • seu blog
  • seu podcast etc.

Ele se torna um seguidor.

Ou ele visita seu site, descobre seu brinde e o pega.

Seu brinde gera curiosidade e parece a solução de que ele precisa no momento. É por isso que ele assina o seu boletim informativo.

D (desejo) = desejo

desejo de comprar seu produto ou seu coaching para reservar seu serviço amadurece em seu potencial comprador . Ele quer uma solução para todo o seu problema e não apenas uma pequena partícula (veja o brinde).

A (ação) = ação

Somente após ele ter passado por essas fases a ação desejada de seu cliente será abordada: Ele compra / reserva.

Sem compromisso de tempo

Todas essas fases não são limitadas pelo tempo. Tudo é possível, desde a decisão de compra em 30 minutos até estender a fase em até um ano.

Esse comportamento mais uma vez mudou significativamente, especialmente online Os clientes geralmente não compram mais imediatamente, como conhecemos no mundo dos negócios off-line. Primeiro você deseja obter informações e trocar ideias.

AIDA PLUS – O PLUS significa POWERFAN

Outro ponto que você pode incluir na jornada é a fase após a decisão de compra. A compra em si deve trazer alegria ao seu cliente. Especialmente quando se trata de coaching e produtos caros, você pode dar o seu melhor. 

Mas mesmo com pequenos produtos e pequenas ofertas, é preciso tornar o processo de compra o mais agradável possível.

Você também não deve ignorar a fase após a compra. Se o seu cliente estiver realmente entusiasmado com o seu serviço ou produto, ele falará sobre isso . Desligada. Conectados. Amigos. Na rede. E com isso você criou um grupo muito importante: The Powerfan!

Este grupo é extremamente importante para o seu sucesso sustentável , pois recomenda você, compartilha seu conteúdo, fala sobre você e assim lhe dá livre alcance. Além disso, esses clientes comprarão de você novamente. 

Portanto, convença completamente seus clientes, porque transformá-los em fãs poderosos é a disciplina suprema.

Frio, morno, quente – por que você não precisa de ligações frias para um bom marketing online para trabalhadores autônomos

Agora você conhece as fases mais importantes pelas quais seu cliente passa antes e enquanto ele decide sobre seu produto. 

Talvez você esteja se perguntando como consegue obter toda a atenção?

Em primeiro lugar: você não precisa de uma chamada fria!

A chamada fria se tornou um verdadeiro incômodo, especialmente nas redes sociais. Recebo pelo menos 5 mensagens por semana, incluindo mensagens de voz que começam assim: 

“Ei, servus Liiiiisaaaaa! Descobri seu perfil por acaso e o que você faz me parece muito interessante. Posso ajudá-lo a gerar vendas de 6 dígitos em 6 semanas, vamos conversar se isso é interessante para você … BLA BLA BLUBB ”.

Pela minha própria experiência e também pelo meu ambiente, posso garantir que você será visto como altamente anti-profissional se fizer este show. Portanto, deixe-o ficar do mesmo jeito e use uma estratégia de marketing online para trabalhadores autônomos que realmente funcione de forma sustentável. O bom marketing de conteúdo oferece um suporte enorme nisso.

As diferentes temperaturas do seu grupo-alvo potencial

Vamos esclarecer o que são contatos frios, quentes e quentes. Isso permitirá que você classifique o seu grupo-alvo potencial de uma forma significativa . Isso torna mais fácil ver em que estágio essas pessoas estão.

Você pode alcançar contatos frios (pessoas que nunca ouviram falar de você, que não o conhecem ou em que você é especialista) com ótimo conteúdo e anúncios direcionados. Você também pode ser recomendado e indiretamente fazer seu nome.

Os contatos calorosos, por outro lado, são usuários que já curtiram um de seus posts, que te seguem, que gostam de ler os artigos do seu blog ou de escrever um comentário simpático. Eles sabem quem você é , o que você faz e no que você é realmente bom. Eles ainda não compraram nada de você e é mais provável que estejam na “linha de juros”.

O grupo mais importante são seus contatos quentes . Isso significa todas as pessoas que estão em sua newsletter e que consomem regularmente seu conteúdo , que entraram na lista de espera ou que estão ativamente em contato com você. Você está prestes a tomar a decisão de comprar um produto ou já comprou . 

E é justamente com esse grupo de pessoas que você pode fazer um esforço especial. A fidelização do cliente, que oferece algo a mais , algo que o seu cliente não esperava, é extremamente importante para esta fase.

Você pode transformar contatos que estão na fase quente em ventiladores de potência . Com eles você tem maiores chances de que eles o recomendem, falem sobre você e assim você se tornará mais conhecido.

Cada ponto de contato aproxima o usuário de você

Em resumo, cada ponto de contato na jornada do cliente é um componente muito importante. Primeiro , chame a atenção , gere interesse , faça com que seus clientes em potencial se relacionem ainda mais com você e, finalmente, convença- os de você .

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