30 de julho de 2020

Como um empresário, você não precisa ser um especialista em SEO – você está muito ocupado administrando seu negócio, atendendo seus clientes e fornecendo emprego para gastar um bom tempo ajustando seu conhecimento de SEO.

Uma coisa que você provavelmente percebeu, no entanto, é que o SEO é um quadro em constante evolução.

Então, quais são as coisas que serão importantes em 2020 e além? Quais são as tendências atuais em SEO?

Quatro dos mais importantes da perspectiva de um empresário estão abaixo.

Usabilidade Móvel

Se estivéssemos escrevendo este blog há cinco anos, essa entrada seria sobre garantir que você tenha um site amigável para dispositivos móveis. Estamos muito além desse conselho agora, pois ter um site amigável para dispositivos móveis deve ser um dado.

O que você precisa se concentrar nos próximos meses e anos é a usabilidade do seu site quando um usuário o acessa em um dispositivo móvel:

  • O site carrega rápido?
  • O texto é fácil de ler?
  • O esquema de cores fica bem em telas menores?
  • A navegação é fácil de usar e é escorregadia?
  • Os botões são fáceis de tocar com dedos e polegares ocasionalmente desajeitados?
  • Os visitantes podem fazer tudo em um dispositivo móvel que puderem em um computador?
  • Etc

Por que tudo isso é importante? A prioridade número um do Google é garantir que seus usuários tenham a melhor experiência possível. Como resultado, você precisa garantir que os usuários que procuram em dispositivos móveis tenham uma boa experiência quando estiverem em seu site.

Conteúdo de Qualidade

Se estivéssemos escrevendo este blog há cinco anos, conteúdo de qualidade estaria na lista, então como está agora.

Isso porque criar conteúdo de qualidade é uma das principais constantes no mundo do SEO. Com o passar do tempo, de fato, tornou-se cada vez mais evidente que não há atalho em torno de fornecer conteúdo de qualidade, nem há fraudes para passar pela exigência.

O que significa conteúdo de qualidade? você precisa incluir detalhes suficientes em cada página, você precisa adicionar conteúdo ao seu site com frequência, deve haver variedade (blogs, artigos, vídeos, imagens, infográficos, etc), e ele deve ser bem escrito, produzido e/ou apresentado.

Trechos em destaque

Este ponto segue do anterior.

Também não é difícil de entender, pois você provavelmente já viu trechos em destaque ao usar a pesquisa do Google.

Um trecho em destaque é onde o Google exibe a resposta para a consulta do usuário diretamente na página de resultados de pesquisa. Ele pega as informações do site que acredita fornecer a melhor resposta, e inclui um link para este site. Além disso, coloca tudo isso bem no topo da página. Aqui está um exemplo:

Como você consegue esse resultado para pesquisas relacionadas ao seu negócio? Está de volta ao ponto anterior – crie um conteúdo de grande qualidade.

Pesquisa de celular e voz

A forma como as pessoas pesquisam no Google vem mudando há vários anos e continua a evoluir. Mais pesquisas são feitas agora em dispositivos móveis do que em computadores, enquanto a pesquisa por voz está se tornando mais popular.

Este último está sendo impulsionado pelo uso crescente de assistentes pessoais como Siri, Alexa, Google Home e Cortana.

Este volta ao conteúdo novamente. Especificamente, pensando em como as pessoas pesquisam em relação ao seu negócio.

Eles usam dispositivos móveis e onde estão quando estão procurando? Quais diferentes métodos de pesquisa as pessoas usam em diferentes estágios da jornada de compra? Estas são apenas algumas das perguntas que você precisa pensar.

Desenvolvimento de uma Estratégia para 2020

É claro que o desenvolvedor do seu site ou provedor de serviços SEO olhará para muito mais do que as quatro tendências destacadas acima ao criar uma estratégia para o seu negócio. Entender essas tendências, no entanto, ajudará a lhe dar uma vantagem sobre sua concorrência.