30 de julho de 2020
É improvável que o jargão de marketing digital seja o seu tópico favorito de conversa, mas ux é um termo que você deve obter uma compreensão básica. Isso se aplica particularmente se você estiver no processo de obter um novo site desenvolvido.
As razões para isso são simples – e é preciso zero jargão para explicá-las.
O UX impacta no desempenho do seu site, o que significa que também impacta nas vendas do seu negócio, rentabilidade e retorno sobre o investimento.
Como os tópicos acima provavelmente serão muito maiores para você, aqui estão os fundamentos do UX, incluindo as coisas que você deve estar falando com o desenvolvedor do seu site .
O que é UX?
UX é uma abreviação desnecessariamente complexa para o termo Experiência do Usuário.
Em outras palavras, quando um desenvolvedor de sites ou comerciante fala sobre UX, eles estão falando sobre a Experiência do Usuário.
O que é a Experiência do Usuário, no entanto?
A Experiência do Usuário do Site abrange uma ampla gama de coisas. Aqui estão alguns exemplos:
- O site carrega rápido?
- O usuário acha o site visualmente atraente?
- Tudo no site funciona
- Há coisas na página que distraem, aborream ou frustram o usuário?
- O conteúdo da página corresponde às expectativas do usuário?
- É fácil para o usuário encontrar o que está procurando em seu site?
- Seu site é simples de usar? Por exemplo, é fácil para os usuários do site entrar em contato com você? Se você tem um site de e-commerce, é seguro e fácil para os usuários fazer uma compra?
- Existe um fluxo natural para o seu site e/ou pistas claras para o usuário sobre o que ele deve fazer a seguir?
Como a UX se liga aos seus objetivos
É fácil ver como a UX se liga aos seus objetivos. Por exemplo, se o seu site leva uma idade para carregar, ele está oferecendo uma experiência ruim do usuário. Como resultado, uma proporção de usuários sairá, o que se traduz em vendas perdidas.
Funções no site não funcionando, elementos de conteúdo que estão distraindo e sites que os usuários não acham atraentes também são razões pelas quais os visitantes podem optar por sair sem fazer mais nada. Isso significa mais vendas perdidas, bem como um impacto direto na rentabilidade e no retorno do investimento.
O que você pode fazer sobre UX?
A Experiência do Usuário do seu site é em grande parte de responsabilidade do desenvolvedor do seu site. Por exemplo, o desenvolvedor do seu site criará os elementos de navegação, incluindo menus, que facilitam que os usuários encontrem as informações que estão procurando.
Sua função envolve garantir que a Experiência do Usuário esteja no topo da lista de prioridades do seu desenvolvedor.
Em outras palavras, o desenvolvedor do seu site pensou em todas as perguntas acima e eles estão adotando uma abordagem focada na Experiência do Usuário para construir seu site?
A outra maneira que você pode ajudar a melhorar a experiência do usuário do seu site é ouvir os conselhos do seu desenvolvedor durante o processo de design.
Por exemplo, um desenvolvedor pode colocar um elemento de conteúdo em um local específico para melhorar a experiência do usuário. Exemplos incluem a formação do menu, a localização das chamadas para ação e a localização do seu número de telefone.
Desde que o desenvolvedor do seu site tenha conhecimento e experiência ux, você deve ouvir seus conselhos.
Pense na sua própria experiência na Internet
Por fim, considere suas próprias experiências na internet ao pensar em UX. Você terá encontrado sites que você não podia esperar para sair, ou o que lhe causou frustração. Certifique-se de que os usuários não acabem com a mesma opinião do seu novo site, focando no UX.